terça-feira, 26 de julho de 2011

Bum! Shake da room!


Macau acordou hoje com uma explosão. Eram sete da manhã quando duas bilhas de gás rebentaram num pequeno restaurante de uma das lojas do Centro Internacional de Macau, no ZAPE, um complexo residencial que outrora foi de luxo, e hoje é de lixo. A explosão causou 13 feridos ligeiros em um grave, e danos materiais de monta. O ferido mais problemático ficou soterrado num amontoado de cimento, vidro e metal, e foi retirado consciente pelos bombeiros.

O impacto da explosão estilhaçou todos os vidros à sua volta, quer dos automóveis e autocarros ali perto, quer na estrutura do Hotel Golden Dragon, em frente à loja onde se deu o incidente. O local foi inspecionado o ano passado, e não tinha qualquer tipo de problema. Os bombeiros desconfiam qe a segurança tenha sido descurada. E foi mesmo. Conheço aquele restaurante (nunca lá comi) e é mais um daqueles atascados com meia dúzia de cadeiras onde se faz cozinhação chinesa com bilhas de gás quase até ao tecto. Claro que o calor e a humidade que se fazem sentir em Macau estes dias e a quantidade de merda acumulada neste tipo de cozinhas podem ser uma combinação explosiva.

Quando ouvi a notícia da explosão no noticiário das 8, pensei por um nano-segundo que se tinha tratado de um atentado terrorista. Mas não foi mesmo? Depende do que entendemos por "terrorismo". Para mim terrorismo pode ser deixar material inflamável de um modo negligente colocando em risco a vida de inocentes que tenham o azar de estar a dormir ou ao passar na rua no momento em que aquilo vai tudo pelos ares. É o contrário dos terroristas-bombistas: estes são os terroristas-laxistas, que pensam que a segurança é uma mariquice e que os incêndios só acontecem aos outros. É uma forma de corrupção, até, se formos analisar a fundo. Só que agora não me apetece.

Tenho vindo a protestar (em vão) este tipo de laxismo em Macau. Ele são lojas completamente abandonadas por indivíduos que morreram, fugiram ou mudaram de país, com contas de electricidade dos últimos cinco anos enfiadas debaixo da porta, ondem vivem ninhos de gatos e de ratos. Em Macau dá-se mesmo o caricato de existir um hotel que em tempos foi de luxo, um dos melhores da Ásia, transformado num abrigo de toxicodependentes - claro que falo do Hotel Estoril. A segurança e a saúde pública passam pela responsabilização destes indivíduos que deixam tudo ao deus-dará. É altura de começar a limpar Macau e puxar as orelhas a estes meninos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois, em Macau brinca-se a tudo, até aos fiscais se brinca!

Anónimo disse...

Quando eu ouvi esta noticia pensei logo,centro internacional de Macau,pronto lá está o Anders Breivik a fazer das suas em Macau,estamos tramados mas parece que não foi ele.

Anónimo disse...

Aconteceu algo em Macau. Finalmente!


AA

Leocardo disse...

Tem razão AA. É por isso que é difícil (senão mesmo impossível) fazer um blogue completamente sobre Macau: no pasa nada.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Devia acontecer em tua casa,assim tinha mais piada.